segunda-feira, 29 de abril de 2024

AULA 7 - SCRATCH JR. - DIA 29 DE ABRIL DE 2024

 




 
 
SCRATCH JR PARA DESKTOP (COMPUTADOR DE MESA)


 
1- SALVAR - Salvar o projeto atual e retornar à página inicial.
 
2 - PALCO - É onde a ação ocorre no projeto. Para excluir um personagem, pressione e segure.
 
3- MODO DE APRESENTAÇÃO - Expandir o palco para tela cheia.
 
4 - GRADE - Ativa (e desativa) a grade de coordenadas x-y.
 
5 - MUDAR FUNDO - Selecionar ou criar uma imagem de fundo para o palco.
 
6 - ADICIONAR TEXTO - Escrever títulos e rótulos no palco.
 
7 - REINICIAR PERSONAGENS - Reajusta todos os personagens para a posição inicial no palco. (Arraste os personagens para ajustar novas posições iniciais).
 
8 - BANDEIRA VERDE - Ao tocar aqui, inicia todos os scripts que começam com o bloco"Iniciar com a Bandeira Verde".
 
9 - PÁGINAS - Selecionar entre as páginas no seu projeto — ou tocar no símbolo de adição para adicionar uma nova página. Cada página tem seu próprio conjunto de personagens e plano de fundo. Para excluir uma página, pressione e segure-a. Para reordenar as páginas, arraste-as para novas posições.
 
10 - INFORMAÇÕES DO PROJETO - Alterar o título do projeto, verificar quando o projeto foi criado e compartilhar o projeto (se suportado pelo seu dispositivo).
 
11 - DESFAZER e REFAZER - Se você errar, toque Desfazer e volte no tempo, revertendo a última ação. Toque em Refazer para reverter o último Desfazer.
 
12 - PROGRAMANDO SCRIPT - Junte blocos para fazer um script de programação, dizendo ao personagem o que fazer. Toque em qualquer lugar em um script para executá-lo. Para excluir um bloco ou script, arraste-o para fora da área de programação. Para copiar um bloco ou script de um personagem para outro, arraste-o para a miniatura do personagem.
 
13 - ÁREA DE PROGRAMAÇÃO - Aqui é onde você conecta blocos de programação para criar scripts que dizem ao personagem o que fazer.
 
14 - PALETA DE BLOCOS - Este é o menu dos blocos de programação. Arraste os blocos para a área de programação, então toque neles para ver o que fazem.
 
15 - CATEGORIA DE BLOCOS - Aqui é onde você pode selecionar uma categoria de blocos de programação: Blocos de Gatilho (amarelos), Movimento (Azul), Visual (Roxo), Sons (Verde), Controle (Laranja) e Blocos de Encerramento (Vermelho).
 
16 - PERSONAGENS - Selecione entre os personagens no seu projeto — ou toque no sinal de adição para adicionar um novo. Uma vez que um personagem é selecionado, você pode editar os scripts dele. Toque no seu nome para renomeá-lo ou toque no pincel para alterar sua imagem. Para excluir um personagem, pressione e segure-o. Para copiar um personagem para uma outra página, arraste-o para a miniatura da página.
 

Atividade 1


Atividade 2


Atividade 3

Atividade 4


 


 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 




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