Bem-vindos ao Blog de informática da Celpi! Meu objetivo para este Blog é postar os trabalhos de meus alunos, além de escrever pequenos tópicos sobre informática.
segunda-feira, 20 de maio de 2019
segunda-feira, 13 de maio de 2019
EXERCÍCIO DO DIA 13 DE MAIO
HOJE SE CELEBRA A ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS, QUANDO FOI ASSINADA A LEI ÁUREA EM 1888.
CRIE NO APRESENTAÇÃO IMPRESS, DO LIBREOFFICE,
UMA APRESENTAÇÃO DE SEIS SLIDES, UTILIZANDO COMO REFERÊNCIA O SITE:
SALVE O DOCUMENTO COM O NOME ABOLIÇÃO - NOME DO ALUNO, NA PASTA CRIANÇAS OU ADULTOS, DEPENDENDO DA TURMA.
segunda-feira, 6 de maio de 2019
Os 8 principais movimentos artísticos do século XX
Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Abstracionismo, Dadaísmo, Surrealismo, Op-art e Pop-art
Expressionismo
Surge como uma reação ao Impressionismo, pois no primeiro, a preocupação está em expressar as emoções humanas, transparecendo em linhas e cores vibrantes os sentimentos e angústias do homem moderno. Enquanto que no Impressionismo, o enfoque resumia-se na busca pela sensação de luz e sombra.
Munch
Fauvismo
O Fauvismo foi um movimento que teve basicamente dois princípios: a simplificação das formas das figuras e o emprego das cores puras, sem mistura. As figuras não são representadas tal qual a forma real, ao passo que as cores são usadas da maneira que saem do tubo de tinta. O nome deriva de ‘fauves’ (feras, no francês), devido a agressividade no emprego das cores.
Henri Matisse
Cubismo
No Cubismo podemos observar a mesma despreocupação em representar realisticamente as formas de um objeto, porém aqui, a intenção era representar um mesmo objeto visto de vários ângulos, em um único plano. Com o tempo, o Cubismo evoluiu em duas grandes tendências chamadas Cubismo Analítico e Cubismo Sintético. O movimento teve o seu melhor momento entre 1907 e 1914, e mudou para sempre a forma de ver a realidade.
Pablo Picasso
Futurismo
O Futurismo abrange sua criação em expressar o real, assinalando a velocidade exposta pelas figuras em movimento no espaço. Foi um movimento que desenvolveu-se em todas as artes e exerceu influência sobre vários artistas que, posteriormente, criaram outros movimentos de arte moderna. Repercutiu principalmente na França e na Itália, onde diversos artistas se identificaram com o fascismo nascente.
Carlo Corrá
Abstracionismo
O abstracionismo é a arte que se opõe à arte figurativa ou objetiva. A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser. A pintura abstrata é uma manifestação artística que despreza completamente a simples cópia das formas naturais.
Iberê Carmargo
Dadaísmo
O intuito deste movimento era mais de protestar contra os estragos trazidos da guerra, denunciando de forma irônica toda aquela loucura que estava acontecendo. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a incoerência, a desordem, o caos.
Marcel Duchamp
Surrealismo
A priori, a característica deste movimento era unir uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, buscando expressar o mundo do inconsciente e dos sonhos.
Salvador Dali
Pop Art
Pop art ou Arte pop foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950
Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.
Roy Lichtenstein
Assinar:
Postagens (Atom)