A poesia é a arte da linguagem humana que expressa sentimentos através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas. Poesia é uma forma de transmitir emoções e pensamentos.Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia Antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências da vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, que tem como temática principal as questões sociais e políticas.
Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta romântico Castro Alves. Baiano de origem, Castro Alves morreu de tuberculose na capital, Salvador, no dia 06 de julho de 1871 com apenas 24 anos.
Castro Alves foi consagrado como o poeta dos escravos por escrever poesias sobre as mazelas dos negros africanos trazidos ao Brasil para servirem de mão de obra compulsória. Suas obras mais representativas são “Navio negreiro” e “Espumas flutuantes”.
(Fonte:
http://www.wk3.com.br/blog/14-de-marco-dia-nacional-da-poesia/)
A Casa
Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero
Vinícios de Moraes