segunda-feira, 31 de outubro de 2016

GIF
Graphics Interchange Format

Que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos") é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações.




segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Aula do dia 3 de outubro de 2016

TABELAS NO WORD

As tabelas são constituídas de linhas, colunas e células.


segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Aula do dia 19/9/2016

GRÁFICOS
Gráfico é a tentativa de se expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a compreensão dos mesmos. 

TODO GRÁFICO PRECISA DE UMA PLANILHA DE DADOS PARA SER CONSTRUÍDO.


Tipos de Gráficos: Barras, Linhas, Setores, Histograma e Pictograma (veja mais exemplos no site:

 http://professorandrios.blogspot.com.br/2011/08/representacao-grafica-de-dados.html


Alguns exemplos:

Barras 
Usado para comparar dados quantitativos e formado por barras de mesma largura e comprimento variável, pois dependem do montante que representam. A barra mais longa indica a maior quantidade e, com base nela, é possível analisar como certo dado está em relação aos demais.
Os prédios mais altos do mundo

SETOR ou popularmente chamado de PIZZA

Útil para agrupar ou organizar quantitativamente dados considerando um total. A circunferência representa o todo e é dividida de acordo os números relacionados ao tema abordado.

As espécies animais ameaçadas de extinção na mata Atlântica



 LINHAS
Apresenta a evolução de um dado. Eixos na vertical e na horizontal indicam as informações a que se refere e a linha traçada entre eles, ascendente, descendente constante ou com vários altos e baixos mostra o percurso de um fenômeno específico.

Evolução do desmatamento na região da Amazônia



segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Aula dia 12 de setembro de 2016

O computador e a acessibilidade
Atualmente os Sistemas Operacionais possuem comandos para facilitar o seu uso por pessoas que tenham problemas visuais, motores ou auditivos.
No Windows 10 estes recursos estão disponíveis em CONFIGURAÇÕES:

OPÇÕES:
Narrador: Usado para que uma voz leia o conteúdo da tela. É possível usar uma voz masculina ou feminina, personalizar a velocidade e até que tipo de conteúdo ela vai narrar.

Lupa: Permite usar uma função de aumentar o zoom em cima de algum conteúdo na tela. O usuário pode definir o tamanho dela e ir clicando onde quer aplicá-la.

Alto contraste: Facilita a visualização de conteúdo para quem tem problemas de visão. Ele tem vários temas diferentes de alto contraste, como o da imagem abaixo.

Legendas Ocultas: Exibe legendas em conteúdos na tela. O usuário define em quais cores elas irão aparecer.

Teclado: É possível ativar o teclado virtual, muito útil para quem tem um dispositivo com tela sensível ao toque e não quer usar um teclado físico tradicional, por exemplo, além também de outras possibilidades de configuração de teclas.

Mouse: se você não tem um mouse ou ele parou de funcionar, pode configurar, neste menu, opções de acessa-lo pelo teclado. Além disso, pode definir também o tamanho usado no cursor.

Opções extras: Espessura do cursor, exibição de animações e transições do Windows são as funções restantes nesta janela.

VOCÊ CONHECE A LINGUAGEM LIBRA USADA PELAS PESSOAS QUE NÃO PODEM OUVIR E NEM FALAR?


FACA O EXERCÍCIO ABAIXO:



segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Bem-vindos ao segundo semestre de 2016!


ATIVIDADE DIA 5/9/2016

Jogos Paralímpicos
de 7 a 18 de setembro
Mascote: Tom 

Você vai vibrar e se emocionar com a disputa de 23 modalidades Paralímpicas. Em 11 dias de competição, 528 provas valerão medalhas: 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas.
Visite o site:


ATIVIDADES:
1) ABRA O WORD PAD  E ESCREVA O QUE VOCÊ ACHA DOS JOGOS PARALÍMPICOS;
2) ESCOLHA DOIS ESPORTES NO SITE E EM OUTRO PARÁGRAFO, ESCREVA PORQUE VOCÊ OS ESCOLHEU;
3) COPIE E COLE AS FOTOS DOS DOIS ESPORTES ESCOLHIDOS.
4) SALVAR O ARQUIVO NA PASTA DE SUA TURMA COM O NOME JOGOS PARALÍMPICOS - NOME DO ALUNO.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

18 de abril
NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Você sabia que no dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.
O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.

ilustrador
ô/
adjetivo
  1. 1
    que serve de ilustração; ilustrante, ilustrativo.
    "gráfico i."
  2. 2
    adjetivo substantivo masculino
    diz-se de ou artista que faz ilustrações (desenhos, estampas etc.) para textos (em livros, periódicos etc.).


    Rui de Oliveira

segunda-feira, 28 de março de 2016

Cartões do Scratch

Os cartões do Scratch são uma maneira rápida de aprender novos comandos no Scratch.
 
Para ser os cartões acesse: https://scratch.mit.edu/info/cards/

segunda-feira, 14 de março de 2016

A poesia é a arte da linguagem humana que expressa sentimentos através do ritmo e da palavra cantada. Seus fins estéticos transformaram a forma usual da fala em recursos formais, através das rimas cadenciadas. Poesia é uma forma de transmitir emoções e pensamentos.Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia Antiga. Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Existem três tipos de poesias: as existenciais, que retratam as experiências da vida, a morte, as angústias, a velhice e a solidão; as líricas, que trazem as emoções do autor; e a social, que tem como temática principal as questões sociais e políticas.
Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta romântico Castro Alves. Baiano de origem, Castro Alves morreu de tuberculose na capital, Salvador, no dia 06 de julho de 1871 com apenas 24 anos.
Castro Alves foi consagrado como o poeta dos escravos por escrever poesias sobre as mazelas dos negros africanos trazidos ao Brasil para servirem de mão de obra compulsória. Suas obras mais representativas são “Navio negreiro” e “Espumas flutuantes”.
(Fonte: http://www.wk3.com.br/blog/14-de-marco-dia-nacional-da-poesia/)

A Casa

Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia
Entrar nela não
Porque na casa
Não tinha chão
Ninguém podia
Dormir na rede
Porque na casa
Não tinha parede
Ninguém podia
Fazer pipi
Porque penico
Não tinha ali
Mas era feita
Com muito esmero
Na Rua dos Bobos
Número Zero
 
Vinícios de Moraes

segunda-feira, 7 de março de 2016